KONAMI

INTERVIEW

Comemoração do Lançamento do EDENS ZERO Pocket Galaxy!
Uma entrevista com Hiro Mashima realizada pela KONAMI Development Team
Menções ao trabalho original e histórias dos bastidores!

À medida que nos aproximamos da data de lançamento do nosso jogo para dispositivos móveis "EDENS ZERO Pocket Galaxy", decidimos refletir sobre a história por trás deste jogo e falar sobre as memórias do processo de desenvolvimento com o criador original de EDENS ZERO, Hiro Mashima.

Pergunta (KONAMI Development Team): Creio que já ouviu esta pergunta muitas vezes, mas o que "EDENS ZERO" significa para si, enquanto criador original da série? Resposta (Hiro Mashima): Isto pode ser algo comum entre criadores, mas eu tinha grande vontade de criar algo diferente do meu trabalho anterior. O meu último trabalho passava-se num mundo de fantasia medieval, por isso desta vez decidi criar um cenário de fantasia no espaço.

Pergunta: Depois de "Fairy Tail" terminar, estávamos ansiosos pelo seu próximo projeto, mas nunca pensámos que seria no espaço. Ao ler a manga, percebemos como o mundo é diversificado através dos diferentes planetas que as personagens visitam. Criar estes cenários e dar-lhes vida deve ser algo desafiante. Qual foi a sua maior dificuldade? Resposta: Eu estava habituado a desenhar mundos de fantasia, por isso era bom a desenhar coisas redondas e suaves. Porém, no espaço há mais objetos rígidos e angulares. Na verdade, tenho imensa dificuldade em desenhar esse tipo de objetos, tive de me adaptar. Afinal, a ideia foi minha. Pode ser que liberte toda a frustração reprimida deste trabalho no próximo. (Risos)

Pergunta: Achamos incrível que consiga criar novos designs de máquinas quase todas as semanas. Resposta: Aborreço-me facilmente. (Risos) É um mau hábito que tenho desde os dias de "Fairy Tail". Às vezes esqueço-me do que aconteceu nas semanas anteriores. (Risos) No caso de "EDENS ZERO", o design da Pino mudou drasticamente. No início da série, ela era mais parecida com uma boneca, mas agora tem uma forma mais arredondada.

Pergunta: Exatamente, usar a aparência correta da Pino foi algo a que demos muita atenção durante o desenvolvimento. (Risos) Especialmente com a Pino, as personalidades das personagens mudam à medida que a história avança, então pensámos que a mudança de aparência era um reflexo disso… Resposta: Pode dizer-se que sim! (Risos)

Pergunta: O que idealizou quando foi decidido que seria feito um jogo para dispositivos móveis de "EDENS ZERO"? Resposta: Eu também sou um jogador ávido e pensei desde o início que gostaria que se fizesse um videojogo baseado em "EDENS ZERO". Como o cenário desta série é o espaço sideral, queria que o jogo expressasse as nuances da beleza do espaço que não podem ser recriadas num anime ou manga. Estava também entusiasmado para ver toda a ação gravitacional.

Pergunta: Na verdade, o jogo que propusemos inicialmente era algo muito diferente do que temos agora. No início, tínhamos um sistema de batalha por turnos, mas depois de recebermos uma sugestão do Sr. Mashima, decidimos torná-lo um jogo de ação com visão isométrica e com elementos de hack-and-slash. Resposta: É verdade. Eu acho que o charme do "hack-and-slash" é que uma vez que se entra no ritmo, mergulhamos de cabeça no mundo. E a emoção de encontrar um bom item é incomparável. Quero que as pessoas que não jogam jogos de estilo hack-and-slash percebam como pode ser divertido. E para as pessoas que gostam do género, mas não estão familiarizadas com a obra, que conheçam o meu trabalho original.
(Hack-and-Slash – Nesta entrevista, referimo-nos a este termo como um jogo de RPG de ação onde o objetivo é derrotar inúmeros inimigos para adquirir equipamentos aleatórios potentes e pontos de experiência, bem como desenvolver as personagens por meio de pontos e um sistema de melhoramento de habilidades e um sem-fim de equipamentos. Pode ser escrito como H&S ou HnS.)

Pergunta: Exato, fomos lembrados várias vezes pelo Sr. Mashima para fazer com que mesmo os fãs do trabalho original, que muitas vezes não jogam, possam experimentar o charme dos jogos H&S. Resposta: Jogos com personagens baseadas numa obra muitas vezes não são do género "H&S". Por norma, seguem a fórmula clássica de acompanhar a personagem ou a história. Mas para este jogo, queria que a equipa encarasse o projeto de frente, sem usar fórmulas muito batidas. Por isso, os fãs do trabalho original vão ter uma boa surpresa. E mesmo que não sejas fã da série original, podes desfrutar da jogabilidade.

Pergunta: Pode falar-nos mais sobre a mudança de fatos das personagens? Enquanto desenvolvedores, pensávamos que era tabu alterar os designs do trabalho original. No entanto, sentimos que é mais tolerante, Sr. Mashima. É por gostar de videojogos? Resposta: Se for criado um videojogo baseado no meu trabalho, quero que seja algo que queira jogar. Mudanças de roupa são um dos meus aspetos favoritos de jogabilidade, por isso queria que isso estivesse presente no jogo.

Pergunta: Ficávamos sempre muito nervosos quando pedíamos feedback sobre os fatos… Resposta: O fato para a Alice que eu vi hoje impressionou-me muito. Estou entusiasmado por poder mostrar o charme de cada personagem através deste jogo.

Pergunta: Pedimos que criasse não apenas fatos, mas também vários movimentos exclusivos para o jogo. As Quatro Estrelas Cintilantes do Rei Demónio, que não lutam com frequência nas obras originais, são personagens jogáveis, por isso veremos alguns novos elementos de ação. Qual é o seu processo para criar o estilo de luta de cada personagem? Resposta: Basicamente, crio personagens que gostaria de controlar. Lembro-me de pensar em coisas como: "o chicote da Sister deve ser difícil de animar" ou "os drones da Hermit poderiam facilmente ser um jogo em si" enquanto criava as personagens. A propósito, sobre o chicote da Sister: Fiquei muito feliz quando a equipa disse: «Sendo um jogo da KONAMI, o chicote tem de ficar perfeito". Eu fiquei tipo: "Pois, tal como eu pensei." (Risos)

Pergunta: Atacar com os drones da Hermit é algo exclusivo deste jogo. Já tinha essas ideias em mente quando a criou? Resposta: Sim. Foi algo natural. Também gostaria de acrescentar que me inspirei em Gladius. (Risos) Na verdade, decidi desenhar cenas dela a usar drones mais tarde na série porque ela o fazia no jogo.

Pergunta: Neste jogo também vemos os "Ether Gear", um dos elementos centrais de "EDENS ZERO". Especificamente, poderia dar-nos a sua opinião honesta sobre a expressão do Ether Gear gravitacional de Shiki, enquanto criador desta personagem? Resposta: Acho bonito e impactante. As cores também são muito bonitas. Também percebi que fazer os pés da Rebecca brilharem mudou-a drasticamente. Tal como eu esperava, acho maravilhoso.

Pergunta: No geral, o que mais gostou neste projeto? Resposta: Definitivamente, a mudança de fatos das personagens. Adoro quando há uma grande variedade de fatos, isso aumenta a liberdade de expressão neste jogo. Penso que seja raro, poder trocar de roupa e também de penteado num jogo com personagens já estabelecidas. Como o criador original, fiquei muito impressionado com a variação de penteados. Na verdade, durante o desenvolvimento do jogo de "Fairy Tail", a KONAMI recusou o meu pedido para ter penteados personalizáveis. Disseram que não tinham capacidade para isso. (Risos) Então, pensei: "Porque não perguntar de novo? O não é sempre garantido". Desta vez, a KONAMI acedeu ao meu pedido e o resultado foi além do que eu esperava. Pensar que pode haver mais penteados e fatos a serem adicionados no futuro deixa-me muito animado. Espero que possamos introduzir mais personagens jogáveis também.

Pergunta: Quais foram os fatos que mais gostou? Resposta: Estava a jogar há pouco quando percebi que se pode usar fatos de uma personagem com outra diferente. Por exemplo, usar o fato da Sister com a Witch. Nunca tinha pensado em fazer isso antes, mas gostei muito. Usar o fato de Shiki com o Wise, a roupa da Homura com a Rebecca... É muito divertido.

Pergunta: Desenhou também a ilustração para o ícone da aplicação. Em que pensou quando a criou? Resposta: O ícone é, em essência, a cara do produto. Desenhei-o com a intenção de atrair mais jogadores para experimentar o jogo.

Pergunta: Por fim, há algo que queira dizer aos seus fãs? A quantidade de conteúdo neste jogo é totalmente diferente de outros jogos baseados em obras! Podem desfrutar das vossas cenas favoritas da história original, personalizar as personagens e explorar o universo com o vosso fato favorito. Além disso, "EDENS ZERO" é uma história baseada nas ligações do mundo. Iremos lançar "EDENS ZERO Pocket Galaxy" no mundo inteiro, estamos entusiasmados para ver como os nossos fãs no estrangeiro irão reagir. Espero que os fãs de "EDENS ZERO" em todo o mundo gostem deste jogo!

Esta entrevista foi feita em janeiro de 2022.