Pergunta (KONAMI Development Team): Creio que você já ouviu esta pergunta muitas vezes, mas o que "EDENS ZERO" significa para você, como o criador original da série?
Resposta (Hiro Mashima): Isso pode ser comum entre os criadores, mas eu tinha uma vontade de criar algo diferente do meu trabalho anterior. Meu último trabalho foi ambientado em um mundo de fantasia medieval, então desta vez eu queria criar um cenário de fantasia no espaço.
Pergunta: Depois que "Fairy Tail" terminou, estávamos ansiosos pelo seu próximo projeto, mas nunca pensamos que aconteceria no espaço. Ao ler o mangá, dá pra ver como o universo é diversificado através dos diferentes planetas para os quais eles viajam. Criar esses ambientes e dar vida a eles deve ser muito desafiador. Quais foram os pontos mais difíceis?
Resposta: Eu já desenhava mundos fantásticos, então eu era bom em desenhar coisas redondas e suaves. Porém, no espaço há mais objetos rígidos e angulares. Na verdade, sou terrível em desenhar esses objetos, então sofro com isso. Mas a ideia foi minha, afinal. Talvez eu libere toda a frustração reprimida deste trabalho no próximo. (Risos)
Pergunta: Achamos incrível que você possa criar novos designs de máquinas quase toda semana.
Resposta: Eu fico entediado facilmente. (Risos) Este é um mau hábito meu desde os dias de "Fairy Tail". Às vezes esqueço o que aconteceu nas semanas anteriores. (Risos) No caso de "EDENS ZERO", o design da Pino mudou drasticamente. No início da série, ela era mais "parecida com uma boneca", mas agora ela tem uma forma mais arredondada.
Pergunta: Isso mesmo, usar o modelo certo para a Pino foi algo que levamos a sério em nosso desenvolvimento também. (Risos) Especialmente para a Pino, as personalidades dos personagens mudam conforme a história avança, então pensamos que era simplesmente um reflexo disso…
Resposta: Pode-se dizer que sim! (Risos)
Pergunta: Quais foram algumas das coisas que você imaginou quando foi decidido que haveria um jogo para celular de "EDENS ZERO"?
Resposta: Eu mesmo sou um jogador ávido, e pensei comigo mesmo "gostaria que isso se tornasse um jogo" desde o início. Como o cenário desta série é o espaço sideral, eu queria que o jogo expressasse as nuances da beleza do espaço que não podem ser recriadas em um anime ou mangá. Eu também estava animado para ver toda a ação gravitacional.
Pergunta: Na verdade, o jogo que propusemos originalmente era algo muito diferente do que temos agora. No início, tínhamos um sistema de batalha baseado em turnos, mas depois de receber informações do Sr. Mashima, decidimos torná-lo um jogo de ação com visão isométrica e com elementos de hack-and-slash.
Resposta: É verdade. Eu acho que o charme do "hack-and-slash" é que uma vez que você entra no ritmo das coisas, você mergulha de cabeça no mundo. E essa emoção de encontrar um bom item é incomparável. Eu quero que as pessoas que não jogam jogos no estilo hack-and-slash percebam como esse tipo de jogo pode ser divertido. E para as pessoas que amam o gênero, mas não estão familiarizadas com a obra, eu adoraria que conhecessem meu trabalho original.
(Hack-and-Slash – Nesta entrevista, estamos nos referindo a este termo como um jogo de RPG de ação onde o objetivo é derrotar inúmeros inimigos para adquirir equipamentos aleatórios e pontos de experiência, bem como desenvolver os personagens por meio de pontos de status, sistema de aprimoramento de habilidades e uma infinidade de equipamentos. Pode ser escrito como H&S ou HnS.)
Pergunta: Isso mesmo, fomos lembrados várias vezes pelo Sr. Mashima para "fazer com que mesmo os fãs do trabalho original, que muitas vezes não jogam, possam experimentar o charme dos jogos de H&S".
Resposta: Jogos com vários personagens e baseados em um trabalho original muitas vezes não são do gênero "H&S". Eles geralmente seguem a fórmula segura de fazer o jogo acompanhar o personagem ou a história. Mas para este jogo, eu queria que a equipe encarasse o projeto de frente, sem usar fórmulas manjadas. Por isso, os fãs do trabalho original vão se surpreender. E mesmo que você não seja fã da série original, ainda pode curtir a jogabilidade.
Pergunta: Você poderia nos contar mais sobre o recurso de mudança de traje dos personagens? Como desenvolvedores de jogos, pensamos que era um tabu mudar os designs do trabalho original. No entanto, acreditamos que o senhor é uma pessoa tolerante, Sr. Mashima. Isso é porque você é fã de videogames?
Resposta: Se meu trabalho se tornar um jogo, quero que seja algo que eu queira jogar. Mudanças de roupa são um dos meus aspectos favoritos da jogabilidade, então eu definitivamente queria que o jogo tivesse isso.
Pergunta: Sempre ficávamos muito nervosos quando pedíamos feedback sobre os trajes…
Resposta: O traje da Alice que eu vi hoje me impressionou muito. Estou emocionado por poder mostrar o charme de cada personagem por meio deste jogo.
Pergunta: Pedimos que você criasse não apenas trajes, mas também vários movimentos que não aparecem nas obras originais. As Quatro Estrelas Cintilantes do Rei Demônio, que não lutam com frequência nas obras originais, são personagens jogáveis neste jogo, então veremos alguns novos elementos de ação. Que tipo de processo você tem para desenvolver o estilo de luta de cada personagem?
Resposta: Basicamente, eu crio personagens que eu gostaria de controlar. Eu me lembro de pensar coisas como "o chicote da Sister deve ser difícil de animar" ou "os drones da Hermit poderiam facilmente ser um jogo em si" enquanto desenvolvia esses personagens. A propósito, sobre o chicote da Sister: Fiquei muito feliz quando a equipe disse: "Como um jogo da KONAMI, temos que fazer com que o chicote fique muito bom". Eu fiquei tipo "Pois é, exatamente como eu pensei." (Risos)
Pergunta: Atacar usando os drones da Hermit é algo inédito deste jogo. Você já tinha essas ideias em mente quando a criou?
Resposta: Sim. Foi algo bem natural. Também gostaria de acrescentar que me inspirei em Gladius. (Risos) Na verdade, eu decidi desenhar cenas dela usando um drone mais tarde na série porque decidimos tê-la controlando drones no jogo.
Pergunta: Neste jogo também vemos as "Ether Gear", um dos elementos centrais de "EDENS ZERO. "Especificamente, você poderia nos dizer sua opinião honesta sobre a expressão da Ether Gear gravitacional de Shiki, como o criador original deste protagonista?
Resposta: Acho legal e impactante. As cores também são muito bonitas. Também percebi que fazer os pés da Rebecca brilharem mudou drasticamente sua impressão. Foi exatamente como eu esperava, e acho maravilhoso.
Pergunta: No geral, o que você mais gostou neste projeto?
Resposta: Definitivamente, o recurso de mudança de traje dos personagens. Eu adoro quando há uma grande variedade de trajes, isso aumenta a liberdade de expressão neste jogo. Acho que isso é bem raro, poder trocar de roupa e também de penteado em um jogo com personagens estabelecidos. Como criador original, fiquei muito impressionado com a variação de penteados. Na verdade, quando transformamos "Fairy Tail" em um jogo, a KONAMI rejeitou meu pedido para ter penteados personalizáveis. Eles me disseram "não temos capacidade para isso". (Risos) Então, pensei: "Por que não perguntar de novo? O máximo que vai acontecer é outra rejeição". Desta vez, a KONAMI fez acontecer e o resultado foi além do que eu esperava. Pensar que pode haver mais penteados e trajes a serem adicionados no futuro me deixa muito animado. Espero que possamos introduzir mais personagens jogáveis também.
Pergunta: Quais são alguns dos trajes que você mais gostou?
Resposta: Eu estava jogando mais cedo quando percebi que você pode colocar trajes de um personagem em outro. Por exemplo, colocar o traje da Sister na Witch. Nunca tinha pensado em fazer isso antes, mas gostei muito. Colocar o traje de Shiki no Wise, a roupa da Homura na Rebecca... Dá pra se divertir muito com isso.
Pergunta: Você também desenhou a ilustração para o ícone do aplicativo. O que estava passando pela sua cabeça quando você o criou?
Resposta: O ícone é, em essência, a cara do produto. Eu o desenhei com a intenção de convidar mais jogadores para experimentar o jogo.
Pergunta: Por fim, há algo que você queira dizer aos seus fãs?
Resposta: A quantidade de conteúdo neste jogo é totalmente diferente de outros jogos baseados em personagens! Você pode curtir suas cenas favoritas da história original, personalizar seus próprios personagens e explorar o universo usando seu traje favorito. Além disso, "EDENS ZERO" é uma história baseada na conectividade do mundo. Nós estaremos lançando "EDENS ZERO Pocket Galaxy" para o mundo inteiro, então estamos animados para ver como nossos fãs estrangeiros vão reagir. Espero que os fãs de "EDENS ZERO" em todo o mundo gostem deste jogo!
Esta entrevista foi feita em janeiro de 2022.